17 de jul. de 2010

Entrevista Site TV Tem

Programador desenvolve aplicativo para IPhone que mede alianças

28/08/2009 (atualizado às 17:17) Hildeberto Alves Júnior
 
Os IPhones abriram mais uma frente de trabalho para programadores de informática: o ramo de criação de aplicativos para o smartphone. Via IPhone pessoas do mundo inteiro podem acessar diversos serviços relacionados à compra de música, previsão de tempo, entre outros. Atentos a esse mercado, brasileiros estão desenvolvendo aplicativos para Apple Store. Em Sorocaba, o programador Fábio Rodrigo Colombini desenvolveu um aplicativo que mede alianças e que em breve estará disponivel para usuários de IPhone de todo o mundo.

A idéia do Ring Size é do empresário Sérgio Navazone, que por meio de uma empresa de consultória de informática entrou em contato com Fábio. No currículo, entre outras coisas, consta a criação de um site para o ídolo do São Paulo, Rogério Ceni.

O processo para criar um aplicativo para o IPhone é relativamente simples, mas cheio de questões burocráticas, explica Fábio. O desenvolvedor do programa entrará em contato direto com a Apple Store para disponibilizar o programa. Veja o passo-a- passo para criar um aplicativo para IPhone:

1- Ter um sistema operacional MAC OS X e baixar um software de criação de aplicativo, disponível gratuitamente na internet.

2- Socilitar o programa de desenvolvimento de Aplicativos para a Apple Store

3- Certificação: fase de teste do uso do software na máquina

4- Avaliação do aplicativo pela Apple

No caso do Ring Size, o aplicativo já está aprovado, e segundo Fábio, em pouco dias o aplicativo já estará disponível para todos os usuários.

Remuneração

A Apple não remunera os criadores do aplicativo, mas permite a exploração comercial do programa. O Ring Size, por exemplo, a cada vez que um usuário fizer o dowload do programa terá que pagar US$ 2,00, e dentro do aplicativo haverá um link para lojas de joias, onde o internauta poderá comprar o anel já com as medidas corretas. Em troca, a Apple Store fica com um porcentagem dos lucros obtidos com o download do programa.

 Confira o vídeo abaixo e veja como funciona o Ring Size:

Nenhum comentário: