2 de abr. de 2013

Windows 7 não inicia (sem boot)

Tudo estava normal. Deixei meu i7 dormindo e fui até a Singol. Quando voltei ele estava desligado.

"Aff, quem desligou o computador?? Tinha deixado vários programas abertos". Apertei o botão para ligar e para minha surpresa ele não ligou mais, ficou apenas o cursor piscando na imensidão da tela negra.

Minha primeira suspeita: meu filho. Chamei de canto para o interrogatório e não adiantou nenhuma forma de tortura, ele não confessou o crime. De repente, entra no quarto um ser que não estava na lista dos suspeitos, minha filha de 5 anos, dizendo: "Papi, posso contar uma coisa, acho que eu bati na tomada e ele desligou sozinho" (com certeza não bateu apenas uma vez, deve ter sido uma sequência de ligue e desliga). Com essa atitude nobre de assumir o crime, não tinha o que falar, acabei tendo que elogiá-la pela honestidade e aguentar meu filho falando: "viu, não acredita em mim, pergunte para todos antes de me culpar". Ainda tive que pedir desculpas para ele. Mas não havia chegado ao veredito ainda, estava apenas em fase de investigação.

Bom, estava eu, na cena do crime, olhando para e tela preta e batendo os pés sem parar pensando: O que eu vou fazer agora? será que perdi tudo? Vou ter que reinstalar os 8234824234284 programas novamente, meu Deus, o que será de mim?

Dei o Boot pelo CD do Ubuntu 10.10 e para minha primeira felicidade, todos as partições estavam intactas. A falha deve ter ocorrido em alguma trilha de boot do windows.

Eu particiono meu HD de 500GB da seguinte forma, o que me ajudou nesse momento:
  • Win7 (200GB) - apenas sistema e coisas que o windows instala sem minha permissão
  • Softwares (100GB)
  • Dados (100GB)
  • Outros (100GB)
Copiei todo o conteúdo da partição do Win7 para um HD externo (demorou um pouquinho, deixei de madrugada fazendo a cópia). Quando acordei no outro dia, antes mesmo de lavar o rosto fui ver se já havia copiado tudo. Pra minha surpresa tinha uma mensagem: "O arquivo XPTO não pode ser copiado", isso estava a 15%. Cliquei em ignorar para todos e fui lavar o rosto decepcionado.

Horas depois...

Terminado a cópia, abri o Gparted do ubuntu e apaguei a partição C: (win7). Criei uma nova partição tipo ntfs e "marquei" como partição de Boot. Copiei tudo de volta do HD externo para essa nova partição.

Horas depois...

Não estava acreditando que iria dar certo, mas deu!!!

Quando conectei todos os cabos no PC, ele reinicializou. Fui descobrir que o driver da placa de rede estava corrompido. Precisei baixar a última versão do site da Intel, desinstalar o driver, apaguei erros do registro com o programa CCleaner, instalei o novo driver e pronto. Tudo funcionando redondinho.

Fica a dica.

Nenhum comentário: